sexta-feira, 23 de setembro de 2011

I CONCURSO DE POESIA "COESÃO POÉTICA"


hoje11h37

Sempre Poesia!


Que prazer estar entre poetas! Que aura e energia poderosas nos envolve... o sorriso de alma se expressando, olhos como espelho interior das emoções.

Conheci os integrantes do “Coesão Poética” através da amiga poeta Cassia Amaral, mulher que exala versos quando solta a voz e os gestos.


Cássia Amaral


Estive nas duas eliminatórias do concurso de poesia realizado pelo grupo nas dependências da Oficina Cultural Grande Otelo (Sorocaba), com a presença dos participantes.

Ouvir uma a uma, tentando acompanhar o (a) poeta em seu caminho de versos foi uma contemplação pelos cinco sentidos. Corações abertos, entregues, transbordando uma porção valiosa de si mesmos, revelando-se, encontrando-se...

Declamadas pelo poeta Dado Carvalho e sua voz densa, macia, capturando os sentimentos do papel, as poesias chegaram sem ruídos aos nossos ouvidos.


Dado Carvalho

E nesses encontros pude ainda rever com mais tempo a amiga, que admiro, artista plástica e poeta Ana Duarte, mulher da arte em sua essência, da transcendência, com quem vivi momentos inesquecíveis durante o projeto multimídia “Terra Rasgada”. Que saudade boa...


Ana Duarte

Tive a oportunidade de conhecer um pouco da veia criativa dos membros do “Coesão Poética” e que diversidade! A poesia é assim, muitas!

Córdoba Júnior


Fiz uma pequena viagem no tempo, ao ver a poesia de Ana Duarte datilografada no papel sulfite. Que sensação deliciosa, que conexão com minha juventude, quando aos 16 anos comecei a entregar minha alma ao papel... a sinfonia das teclas da máquina de escrever... minha companhia pela madrugada adentro... Hoje digito no computador meus versos, o que ainda considero mágico, com a aura de uma criação nascendo, o big bang poético.

O grupo “Coesão Poética” tem muitos projetos, com apoio da administração municipal, deverá realizar mais atividades e até mesmo a publicação de livros. É um espaço no qual todos os poetas podem participar, de Sorocaba e região.


Jairo Válio

O presidente, também músico compositor, Oswaldo Biancardi Sobrinho, fala com firmeza e segurança dos propósitos do “Coesão Poética”, à frente do grupo, demonstra a seriedade com que a poesia deve ser tratada, não sisuda ou pesada, mas de respeito e consideração merecidos... aos poetas, ele também estende os braços.

Oswaldo Biancardi Sobrinho


Enfim, por tudo que disse, é possível perceber o quanto fui bem recebida pelo grupo! Meu amigo, fotógrafo e poeta Rodrigo Moura também está entusiasmado e envolveu-se como eu com tudo que partilhamos nos dois encontros.

Que tal participar do “Coesão Poética”? O grupo se encontrará no Parque da Biquinha (Av. Comendador Pereira Inácio, 1112), no próximo dia 1º de outubro, às 14h30, para um sarau aberto à apresentação dos presentes.

Mas antes, você pode participar da grande final do concurso de poesia do “Coesão Poética”, neste sábado, 24, às 14h30, na Oficina Cultural Grande Otelo (Praça Frei Baraúna), com apresentação de performances, música e dança.

A comissão julgadora do concurso é formada pelo amigo querido, diretor, ator e dramaturgo, Julio Carrara (outro encontro prazeroso que tive, alguém que admiro há anos pelo seu trabalho com o teatro e agora como autor de radionovela pela RBN Sorocaba, AM 1080), Nicanor Pereira  e Angeles Toral.


Júlio Carrara, Nicanor Pereira e Angeles Toral


Fotos de Rodrigo Moura:
Abraço,
até a próxima,
Andréa Freire
Jornalista e Psicanalista


3 comentários:

  1. O Grupo Coesão Poética, agradece, sinceramente, à jornalista Andréa Freire por esta magnífica reportagem, que foi, antes de tudo, um grande incentivo ao grupo. Agradecemos também ao fotógrafo Rodrigo Moura, que cobriu todo o nosso evento, registrando momentos importantes do concurso.Grande abraço aos dois.

    ResponderExcluir
  2. Ontem noite de 10 de outubro de 2011, por um convite fui á escola Guiomar Camolesi Souza, e tive o prazer de conhece-los e ouvi-los. Muito discreta nem se quer li nada, pois não sabia como ia ser, e preferi observar, entretanto eu gosto muito de escrever e queria parabenizar a todos vocês. Escrever é um dom, e eu admiro muito quem o tem!

    ResponderExcluir
  3. Caríssima Jéssica,
    o Coesão Poética agradece por sua mensagem e convida-a a participar de nossa reunião, no próximo sábado, dia 15 de outubro de 2011, às 14:30h. O local da reunião é o Parque da Biquinha, aqui, em Sorocaba.

    Na oportunidade, gostaríamos de dizer que o sarau na Escola Guiomar Camolesi Souza, foi um evento digno de nota, e ficamos muito felizes por termos participado. Parabéns a todos vocês e à professora Leila pelo incentivo à cultura.

    ResponderExcluir