sexta-feira, 29 de junho de 2012

JOVEM DE 19 ANOS DESBANCA MAIS DE 200 EM CONCURSO LITERÁRIO


Sorocabano Caio Henrique Solla pega o 1º e o 2º lugares; trabalhos inscritos vêm de diversos estados brasileiros e até de outros países

Notícia publicada na edição de 28/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 003 do caderno C - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Maíra Fernandes

maira.fernandes@jcruzeiro.com.br

Entre mais de 200 trabalhos inscritos de diversas partes do País e do mundo, foi o jovem sorocabano Caio Henrique Solla, 19 anos, quem levou o 1º e o 2º lugares do Concurso de Contos "Machado de Assis", realizado pelo grupo sorocabano de poesia Coesão Poética. O jovem, que é estudante de Letras na Universidade de Sorocaba (Uniso), também foi um dos poucos sorocabanos a participar do concurso, que teve candidatos de diversos estados brasileiros como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, além de países como Portugal, Suíça e Japão. O prêmio será entregue na próxima quarta-feira, na abertura das Quartas Culturais, no Botequim do Bozó (rua Abrão Mahuad, 57 - ao lado do Gpaci). O terceiro lugar ficou com um candidato de Itu.

"O texto é maravilhoso e não houve protecionismo, já que não tínhamos acesso aos dados dos candidatos", elogia uma das juradas do concurso, a atriz e especialista em Literatura, Nanaia de Simas. De acordo com ela, quando leu o texto "O Cacto", que levou o primeiro lugar, jamais imaginava que teria sido escrito por um jovem rapaz, já que o conto narra a história de uma mulher de 46 anos. "Escrevi no dia do aniversário da minha mãe, então dei a idade dela para a personagem", conta Caio, que classifica o texto como "psicológico e não fantástico". Já o conto, "Um Suicida", que levou o 2º lugar, ele chama de "muito macabro".

Elogiado pelos jurados e também pelos membros do grupo, responsáveis pela classificação dos textos, o jovem escritor conta que escreve contos e crônicas desde adolescente, mas que começou a dar mais ênfase à escrita por incentivo de um amigo escritor, logo que começou a faculdade. "Escrevo desde a sétima série e minha preferência sempre foi para a prosa, contos e crônicas, influenciado pelos meus escritores preferidos: Machado de Assis e Clarice Lispector", revela Caio, que já acumula prêmios em outros concursos.

Como conta o jovem, que concorreu com três textos, ficou surpreso com o resultado e muito feliz com os comentários sobre o seu trabalho. Além do reconhecimento (já que não há premiação em dinheiro), o prêmio ainda aguçou no jovem a vontade de organizar seus escritos, na tentativa de uma publicação. Sem falsa modéstia, Caio acredita no potencial de suas criações literárias que, segundo conta, deixam claro a influência da literatura de Clarice Lispector. "Gosto muito, leio tanto, que fico sujo de Clarice Lispector", compara.


Pouca adesão local


Realizado pelo grupo Coesão Poética, o concurso - o primeiro do gênero que eles organizam - foi divulgado em maio e teve três eliminatórias. Como contam os realizadores, a maior surpresa foi o número de inscritos no período de 30 dias, além do interesse internacional. Porém, se por um lado comemoram a procura, contam que ficaram tristes com a pouco adesão dos sorocabanos, menos de 10 candidatos. "E mesmo com tão poucos, quem venceu o primeiro e o segundo lugar foi um sorocabano", lembra Nanaia, reforçando que todos se inscreveram com pseudônimos e que não havia nenhum tipo de informação sobre os candidatos. Cada pessoa poderia concorrer com até três contos de, no máximo, três laudas e que fosse um trabalho inédito. Mesmo com essas recomendações, os jurados acharam bastante plágios entre os textos concorrentes. "Usavam a mesma ideia de outros autores famosos e só mudavam alguns detalhes, o que configura plágio", fala Nanaia sobre os trabalhos desclassificados.

A entrega dos troféus, produzidos por dois artistas plásticos que fazem parte do grupo Coesão Poética, Ana Duarte e Renato de Araújo, acontecerá na próxima quarta-feira, dia 4 de julho, no Botequim do Bozó, com direito a um sarau realizado pelos membros do grupo, que se encontra quinzenalmente, aos sábados, no Parque da Biquinha, a partir das 15h. "Somos um grupo aberto e quem quiser participar é só chegar", convida um dos mais antigos integrantes do grupo que foi criado em 2005, Córdoba Jr.

Para conhecer mais sobre o Coesão Poética, é só entrar no blog: coesaopoetica2011.blogspot.com.


RETIFICAÇÕES:


1) A ENTREGA DOS PRÊMIOS, ACOMPANHADA DE SARAU PELO GRUPO COESÃO POÉTICA, ACONTECERÁ NO BOTEQUIM DO BOZÓ, NO DIA 11 DE JULHO E NÃO NO DIA 4 COMO CONSTOU DA REPORTAGEM.


2) OS PRÊMIOS  CONFERIDOS AO CAIO HENRIQUE SOLLA FORAM O DE PRIMEIRO LUGAR E O DE MENÇÃO HONROSA. QUEM GANHOU O SEGUNDO LUGAR FOI O ESCRITOR JOSÉ IGNACIO COELHO MENDES NETO, DA CIDADE DE ITU.



2 comentários:

  1. Bom dia.

    Parabéns ao Caio, aos demais concorrentes e, claro, aos organizadores do concurso. Estou no aguardo de poder ler esses contos vencedores.

    Dos 12 finalistas, dois textos são meus. Não fui premiado. Mas estou feliz por estar entre os doze.

    Grande abraço a todos!

    André L. Soares.

    ResponderExcluir
  2. Olá, André, o Grupo Coesão Poética agradece seu comentário e pretende contar com seus trabalhos no próximo concurso. Infelizmente, não pudemos premiar os doze finalistas, entretanto, devido à excelência dos trabalhos, criamos mais três prêmios de participação constituído de um diploma de HONRA AO MÉRITO. Grande abraço.

    ResponderExcluir