segunda-feira, 16 de julho de 2012

PREMIAÇÃO DO I CONCURSO DE CONTOS "MACHADO DE ASSIS"




Dia 11 de julho de 2012, no Botequim do Bozó, foi realizada a solenidade de premiação do I CONCURSO DE CONTOS “MACHADO DE ASSIS”. Estavam presentes os companheiros Oswaldo Biancardi Sobrinho, presidente do Grupo, e mais os poetas Rita Caos, Douglas Santos Júnior, Rodrigo Moura, Ana Maria Duarte, Renato Araújo, Córdoba Júnior e Dado Carvalho.


Estavam presentes também a atriz e diretora teatral Nanaia de Simas, que foi, também, um dos membros do nosso corpo de jurados. Contamos também com a presença da professora Denise Gomes, coordenadora da Universidade de Sorocaba – UNISO.

Inicialmente tivemos um pequeno show onde duas crianças exibiram seus dotes de cantores: a garotinha Beatriz Biancardi, neta do nosso presidente Oswaldo Biancardi Sobrinho, e o garoto Luan Duarte, filho de Alessandra Duarte e neto de nossa companheira Ana Maria Duarte.




Em seguida, Dado Carvalho deu início à solenidade, falando sobre a realização do concurso, enfatizando que se inscreveram candidatos de todo o Brasil bem como de outros países como Portugal, Suíça e Japão. 

O grande premiado da noite foi um jovem escritor sorocabano, Caio Henrique Solla, ganhador do primeiro lugar e também do prêmio de Menção Honrosa, respectivamente pelos contos O Cacto e Um Suicida.


A coordenadora da UNISO, professora Denise Gomes, entrega o
trofeu de primeiro lugar ao escritor Caio Henrique Solla.

Os demais candidatos não puderam comparecer ao evento pelo fato de residirem muito longe. Apenas um dos candidatos, Gilson de Oliveira Morais Júnior, enviou um representante, o senhor Daniel Guerra, residente em Sorocaba, para representa-lo e receber seu diploma. Os demais candidatos agraciados com o diploma de HONRA AO MÉRITO são Guilherme Giugliani, de Porto Alegre, RS, com o conto “Meu Avô”, e Fátima Soares Rodrigues, de Belo Horizonte, MG, com o conto “Eternamente em Botafogo”.

O terceiro lugar coube ao candidato Eduardo Ferreira Moura, do Rio de Janeiro, RJ, com o conto “Capricho” e o segundo ficou com José Ignacio Coelho Mendes Neto, de Itu, SP, pelo conto “Bodega”.

Todos esses candidatos receberão seus prêmios via correio.


Caio Henrique Solla recebe o prêmio de Menção Honrosa das mãos do artista plástico Renato Araújo.

Embora tivéssemos muitos candidatos e 201 contos inscritos, lamentamos a ausência dos escritores sorocabanos, já que tivemos apenas sete candidatos de Sorocaba e dois de Votorantim, sendo que, com exceção do jovem Caio Henrique Solla, nenhum desses candidatos compareceram às eliminatórias.


Os trofeus de  1º, 2º e 3º lugares foram confeccionados
pela artista plástica e poetisa Ana Maria Duarte.
O de Menção Honrosa foi feito pelo artista plástico
Renato Araújo.


A jurada Nanaia de Simas com os poetas 
Rodrigo Moura e Cassia Amaral.

Esperamos que num próximo concurso possamos contar com a adesão de mais candidatos de Sorocaba e região.